Skip to content

20 coisas que fazem eu me sentir um gamer velho (Nostalgia alert)

dezembro 23, 2013

Seja algo diferente e revolucionário em um game, ou uma coisa que você vê corriqueiramente em todos os jogos atuais e não via antes, é inegável que o conceito contemporâneo das empresas que fabricam os softwares que fazem você fritar a mente em frente a uma TV ou PC mudou muito. E francamente tem algumas coisas que me irritam muito nos dias de hoje. Outras que vieram para melhorar a experiência. Algumas simplesmente me tiram do meu sério. Vamos a elas…

1 – Sou do tempo do Continue/Game Over. Hoje estamos no tempo do checkpoint, o que nos leva a…

2 – Em praticamente qualquer jogo atual, é possível ressuscitar exatamente no ponto onde morreu e quantas vezes quiser.

3 – Save point praticamente não existe. O jogo salva automaticamente para você.

4 – Antigamente, matar um chefe era um grande acontecimento. Hoje, é fácil demais -> morra 150 vezes, volte do mesmo lugar, sem medo de ter que jogar a fase de novo e assista praticamente a um filme, já que tem mais action trigger do que qualquer outra coisa envolvida.

5 – Ao mesmo tempo que os games de console se tornam mais e mais casuais, qualquer RPG que se preze pra PC exige que você desista de ter uma esposa, filhos e emprego para achar itens e ter um personagem bom.

6 – Só tem dois jogos de futebol no mercado. Um é muito bom, mas muda muito pouco de ano pra ano. Outro foi muito bom e hoje está tão ruim que nem efeito de chuva consegue simular em um videogame da atual geração.

7 – Antigamente os games vinham mais completos. Hoje tem um troço chamado DLC. #@%¨%@&!!!!!!!!

8 – A trilha sonora de Final Fantasy não é mais em MIDI.

9 – A gritante falta de turn-based RPG’s no mercado e a maldita abundância de ARPG’s com batalha em tempo real e gráficos estonteantes no mercado. (bons tempos de PSOne hein?)

10 – Resident Evil não é mais survival horror, é action movie.

11 – Street Fighter depois de trocentos e tantos anos, ainda continua sendo o melhor game de luta no mercado.

12 – A EA Sports continua lançando patch anual e mudando o número ao lado do título: FIFA 12, FIFA 13, Madden 12, Madden 13, etc.

13 – Antigamente o tesão era juntar uns amigos em casa e todos dividiam praticamente os mesmos dois controles. Depois chegou a era do adaptador onde até quatro jogavam. Hoje acho bom você ter uma internet rápida…

14 – …para jogar single-player.

15 – Fórum de internet nos anos 2000 era legal porque o povo se ajudava e conseguia “zerar” o game mais rapidamente. Até achava uns segredinhos no processo. Hoje serve para fazer reivindicações, xingar a produtora do jogo e chorar quando o mais minucioso detalhe de qualquer título desagrade o usuário.

16 – Não se fazem mais jogos de plataforma como antigamente e os grandes jogos de plataforma atuais continuam tendo como protagonistas os mesmos caras que vemos desde a era do NES/Master System/SNES/Mega Drive.

17 – Need for Speed continua fazendo sucesso e os melhores jogos sempre se baseiam na fórmula de um game lançado há uns 20 anos. Hot Pursuit.

18 – Seu jogo single-player favorito que precisa de conexão na Internet para ser desfrutado não vai funcionar se o servidor estiver em manutenção.

19 – Todo jogo é muito fácil. Quando não é, chegou a hora de ir a algum fórum xingar a produtora por ter feito algo “impossível” de ser batido.

20 – Jogos free-to-play que não são free-to-play. Você baixa uma demo gigante de alguns gigas e descobre que a experiência toda tem trocentas limitações. Ou então descobre que se quiser ter um bom personagem com os melhores itens, vai ter que desembolsar uma grana porque apenas jogando será necessário abandonar a família e a vida social. Isso se aplica principalmente aos MMORPG’s.

One Comment leave one →
  1. dezembro 23, 2013 12:19

    Qual o problema do item 11? Rs… Na verdade existem várias alternativas hoje para jogos de luta: Killer Instinct, Tekken Tag Tournament 2, Ultimate Marvel Versus Capcom 3 entre outros. No geral concordo com quase tudo que o Craninho falou, especialmente sobre os MMORPGs. Atualmente jogo um jogo desses e posso afirmar que foi o primeiro e último desse gênero. Quero minha vida de volta!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: