Skip to content

FIFA é o escambau!

setembro 12, 2013

Fifeiros que me desculpem, mas esse ano sou PES. Não porque PES 2014 é melhor que FIFA 14, acredito o jogo ainda não chegou a esse nível. Mas baixei o demo e sim, gostei muito. É inegável que o FIFA é mais polido, mais bem acabado e na atual geração, muito superior. 

Só que neste ano, em específico, acho que a coisa tá mais pau a pau. Como quem joga FIFA desde o 94 e PES desde o tempo do PSOne, eu digo: dê uma chance ao PES 2014. Uma chance não é jogar uma partida demo e falar: “isso aqui é uma bosta!”. Uma chance é jogar várias partidas, inúmeras, pegar os times, tentar aprender os dribles, marcar alguns golaços. Sinceramente, joguei muitas e muitas partidas da demo e a cada jogo tenho uma surpresa. Nas dificuldades mais fáceis existe aquela história da “manha pra fazer gol”, a jogada manjada. Nas mais difíceis, você tem que pensar, estudar a jogada, saber enfiar uma bola e não basta apertar triângulo.

O sistema de domínio de bola está muito bom. Utilizando os dois analógicos, você pode dominar com uma perna, jogar para a outra, tocar de letra e girar em cima do seu adversário. A interação entre o jogo e a torcida é muito real. As reações acontecem a cada lance. Um passe errado, uma entrada forte, um gol perdido, um gol marcado. Qual não foi a minha surpresa quando eu toquei uma bola para o Cristiano Ronaldo e ele, de costas para o zagueiro, matou ela com a sola do pé direito, deu o corpo, protegeu e quando mexi o analógico direito, já deu um tapa na bola e girou, saindo com ela de frente?

Vendo vídeos de gameplay do FIFA 14, cheguei a conclusão de que mudou a movimentação e o posicionamento do jogador ao chutar a bola. PES mudou isso e muito mais. E acho que o sistema de drible do PES agora está bem melhor e mais prático. Impressionante a miséria que dá para fazer apenas controlando o seu jogador com o analógico esquerdo e apertando o R1 para correr. Por fim, acho que a concorrência é sempre importante.

A EA não. A EA está fechando pacotes exclusivos com clubes, ligas e transformando o mercado de jogos de futebol em um mini-monopólio. A Konami foi obrigada a retirar o editor de estádios que vinha embutido no jogo por causa de problemas de licenciamento. A EA não quer que o jogador do game concorrente tenha a possibilidade de recriar estádios e salvá-los para jogar depois. Isso era muito legal. Imagine você torcedor Palmeirense, jogar com o seu clube e criar um estádio parecido com a nova arena Palestra. Divertido né? Mas não pode, porque a EA não quer que o jogador do game concorrente tenha essa possibilidade.

Então quer saber? A EA e o FIFA que vão pra puta que pariu.

2 Comentários leave one →
  1. daniel permalink
    outubro 9, 2013 13:04

    que a EA e FIFA vão pra onde?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: