Skip to content

League of Legends: é esporte?

julho 24, 2013

imagem

Olá pessoal. Depois de três anos sem escrever neste exímio e divertido blog, estou de volta. Crânio falando, também conhecido como Leandro Ferreira. Me dei conta de que esse espaço ainda existia hoje e entrei em contato com o administrador, Junião, já que adoro escrever.

Um assunto que me chamou a atenção esta semana foi a oficialização do jogo League of Legends, da Riot Games, como um esporte profissional nos Estados Unidos. Para quem fala/lê inglês, a matéria está aqui: http://www.theverge.com/2013/7/13/4520188/us-citizenship-immigrations-to-give-league-of-legends-players-sports-visas

Em suma, alguns jogadores tinham dificuldades para conseguir vistos  e não estavam podendo participar de torneios. A divisão de e-sports (esportes eletrônicos) da Riot Games entrou em contato com o governo americano e essa foi a solução. Agora, qualquer gringo, jogador profissional de League of Legends, poderá obter um visto sem problemas para entrar no país, já que será considerado um atleta profissional.

A pergunta é: eles são atletas profissionais? A definição de esporte, em sua essência, afirma que o mesmo envolve atividade física e a prática de modalidades com regras, sendo a atividade competitiva ou apenas para lazer. Mais tarde, especialistas contestaram a definição, partindo para algo mais prático: se tem regra e envolve competição profissional, pode ser considerado esporte. Atividade física deixou de ser considerado o fator primordial e logicamente, isso está correto, caso contrário xadrez não seria esporte.

Acho importante também traçarmos alguns paralelos: quem pratica esporte de maneira não competitiva, não é atleta. Não, você que joga o seu futebolzinho com os amigos de final de semana, não é atleta. O Neymar, que é pago para isso e disputa títulos, é. Então lhes pergunto: qual o problema de League of Legends ser?

O jogo já movimentou 8 milhões de dólares em premiação ao longo da terceira temporada de competições. A fase final do campeonato mundial acontece em outubro, no Staples Center, local onde o Los Angeles Lakers manda seus jogos na NBA. Trata-se de um grande evento. É competitivo, tem regras (as próprias do League of Legends), os caras são profissionais e treinam diariamente. Para mim, isso é suficiente para que seja considerado esporte.

Um tipo diferente de esporte, praticado com mouse e teclado, mas que exige pensamento rápido, muita coordenação motora e trabalho em equipe. Existem até eliminatórias mundiais para a disputa da fase final, todas com respeitável número de espectadores por via stream e in loco.

Para quem não sabe, o Campeonato Brasileiro de LoL foi disputado entre os dias 19 e 21 de julho, no Golden Hall do WTC São Paulo (você pode ver a foto do local do evento aqui embaixo). Teve animadores de palco, oito mil pessoas assistindo ao evento ao longo dos três dias, concucblol_d2-19rso de cosplays, oito times e a PaiN Gaming como vencedora. A equipe vai representar o Brasil na feira Gamescom e pode conquistar uma vaga para a fase final da terceira temporada.

Por fim, para quem ainda acha que não é esporte: 8 mil pessoas, divididas por três dias, dá um público de mais ou menos 2666 pessoas por dia – muito mais do que em vários estádios de futebol por aí.

O que você acha? Comente!

7 Comentários leave one →
  1. julho 25, 2013 15:11

    Eu acho que LOL pode ser considerado esporte sim. Se até mesmo xadrez e fórmula 1 são esportes… agora, como uma vez me disse certo amigo, quaisquer coisa cujo as iniciais sejam L O L não deve ser levado a sério. :D

  2. julho 25, 2013 22:06

    LOL… Quem diria. Quando um mod se torna tão, ou mais, popular que o jogo que o criou você tem uma prova clara de algo por trás disso: talento. E nada, nada, atrai mais as pessoas que talento, vide street fighter – criado com talento e arrastando uma legião consigo. Acho muito muito justo, com as cifras que movimenta e a atenção que tem, da mídia e dos jogadores, considerar LOL um esporte. E sem aspas nenhuma em volta da palavra esportes. Os cyber atletas podem não soltar uma lágrima fazendo o que fazem, mas são pessoas disciplinadas, que praticam sem falta horas por dia e que buscam a perfeição e a superação – EXATAMENTE como um atleta real.

  3. julho 25, 2013 22:39

    Sim… Sem contar que as vezes o desgaste psicológico e cerebral pode estenuar um indivíduo igualmente ou mais do que o exercício físico em si. Essas pessoas são atletas, competidores, heróis, mitos, e toda essa espécie de coisas… xD

  4. julho 26, 2013 17:21

    Não sei se vocês jogam, mas eu jogo League of Legends. Bastante. Diria que quase ostensivamente. É um jogo competitivo em sua essência, mesmo em partidas não rankeadas. Erros cometidos são punidos pela “calorosa” comunidade com adjetivos como: noob, nub, fdp, vtnc. E quando você joga bem pra caramba mas tem um cara que praticamente adora se suicidar e alimenta o time adversário com kills e ouro pra comprar itens melhores?

    Imagine então esses caras, que lutam por dólares e reconhecimento mundial. Diga-se de passagem, o último campeão foi o TPA, Taipei Assassins. Durante a cerimônia de premiação, uma das animadoras de palco, morena, cabelos curtos e um vestido curtíssimo pegou um dos asiáticos pra dançar. Ele saiu correndo feito o diabo foge da cruz, então você imagina o nível de vício dos caras.

  5. Renan permalink
    novembro 28, 2013 04:19

    Vc é loco falar que isso é um esporte fala bosta não namoral.
    olha ai o significado de esporte:
    esporte
    es.por.te
    sm (ingl sport) 1 Passatempo, divertimento: Ele faz isso por esporte. 2 Prática metódica de exercícios físicos, que consistem geralmente em jogos competitivos entre pessoas, ou grupos de pessoas, organizados em partidos; desporto. Há esportes terrestres, como o futebol, e aquáticos, como o iatismo. Var: desporte, desporto.

    cade a atividade fisica ?
    vai falar que vc sabe mais que o dicionario agr ridiculo considerar isso um esporte namoral

  6. Renan permalink
    novembro 28, 2013 04:25

    Então par o impar é um esporte tbm é competitivo e tem regras, nada a ver fala que esse jogo é um esporte, pode falar que ele é tudo menos um esporte.

  7. novembro 29, 2013 15:58

    Sim, esses números que você coloca ao lado das definições (você não, o dicionário) significam que existem mais do que apenas uma. Veja a primeira: passatempo, divertimento. Mas não vou apelar para esse argumento. Acho que você não leu o texto. Eu disse que a definição de esporte em sua essência (o que inclui o dicionário) afirma que o mesmo envolve exercícios físicos, mas que a mesma é contestada há tempos.

    Pela sua visão, xadrez e poker também não são esportes então. E não compare o esforço físico e psicológico de jogar um game por horas a fio valendo dinheiro – um game que envolve trabalho em equipe – e uma simples “competição” de par ou ímpar. E mesmo assim, procure no google e você verá que existem campeonatos de par ou ímpar (eu mesmo já procurei, mas caso você queira se dar ao trabalho, fique à vontade).

    E por fim, existe uma definição até melhor e que inclusive é citada no texto para League of Legends: e-sport. De qualquer maneira, os jogadores de League of Legends são considerados atletas profissionais nos EUA, então não sou apenas eu, reles blogueiro, que penso dessa forma. É o governo americano.

    Como eu sempre gosto de embasar o que eu falo, veja esse texto: http://www.fgth.net.br/?poker-e-oficialmente-reconhecido-como-esporte-mental-,53

    Esporte da mente. Esporte. Da. Mente. Esporte. Jogos como League of Legends também podem ser considerados algo do tipo. Agora não se sinta macho só por saber olhar um dicionário (online e que não está em português brasileiro, diga-se de passagem). Minha irmã quando tinha 7 anos também sabia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: