Skip to content

Push Start – Um passeio pela história dos games

fevereiro 3, 2012
by

Aconteceu no mês de fevereiro/2012 no SESC Campinas, durante os fins-de-semana, o Workshop sobre retrogames intitulado “Push Start – Um passeio pela história dos games”. O evento aconteceu todos os sábados e domingos de fevereiro, sempre das 14h as 18h no SESC, localizado na rua Dom José I, 270/333 no bairro do Bonfim em Campinas.

Cada fim-de-semana abordamos uma geração de videogames, começando na 2a geração e terminando na 5a. Nesses dois primeiros dias, 4 e 5 falamos sobre o  Atari 2600. Segue a agenda completa do evento:

Dia 04 de fevereiro (sábado):

2a geração de videogames

Plataforma: Atari 2600

Jogos:  Enduro, Missile Command, Pacman,  Tennis, Boxe, Golf e Boliche.

Dia 05 de fevereiro (domingo):

2a geração de videogames

Plataforma: Atari 2600

Jogos:  Space Invaders, River Raid, Mr. Postman, Star Man, Oink, Pitfall e Seaquest.

O primeiro final de semana passou. Achamos que a estréia foi bem produtiva. O público não foi tão grande como a gente imaginou mas quem prestigiou o fez com entusiasmo. Para quem achou que os mais velhos iriam se ligar mais no Atari, que fez parte de sua infância ou juventude errou feio. A criançada marcou presença em peso e isso foi muito bacana. Todos puderam se divertir e experimentar um pouco dos jogos que hoje são considerados avós daqueles que eles conhecem na atualidade. A seguir dois videos e algumas fotos tiradas do evento:

Dia 11 de fevereiro (sábado):

3a geração de videogames

Plataforma: Nintendo Entertainment System

Jogos: Mario Bros., Super Mario Bros. 3, Battletoads, Donkey Kong, Renegade e Arch Rivals.

O terceiro dia de evento, no segundo final de semana foi também muito bacana. Mais uma vez as crianças marcaram presença e tiveram a oportunidade de conhecer o Nintendo clássico. Os jogos mais pedidos foram sem dúvida Battletoads e Donkey Kong. Muitos dos presentes conhecem a Nintendo através do DS ou do Wii e puderam perceber que a Nintendo está fazendo videogames muito antes da maioria sequer ter nascido. A seguir algumas fotos e videos do dia:

Pessoal jogando Battletoads.

Donkey Kong.

E mais Donkey Kong!

Dia 12 de fevereiro (domingo):

3a geração de videogames

Plataforma: Sega Master System

Jogos: Hang On & Safari Hunt, Alex Kidd in Miracle World, Double Dragon, Shinobi, Gangster Town, Shooting Gallery e Super Futebol (Great Soccer).

Quando a vez foi do Master System as crianças enlouqueceram mesmo com a Light Phaser. Gangster Town, Safari Hunt e Shooting Gallery fizeram a cabeça da garotada enquanto que os jogos convencionais mais pedidos foram: Double Dragon e Alex Kidd in Miracle World. Eles são jovens mas não são bobos! :D

Alex Kidd In Miracle World

Safari Hunt com a Light Phaser.

Shooting Gallery também com a Light Phaser.

Dia 18 de fevereiro (sábado):

4a geração de videogames

Plataforma: Sega Mega Drive

Jogos: 6 Pak (Sonic the Hedgehog, Columns, Super Hang-On, Golden Axe, Streets of Rage, The Revenge of Shinobi), Fifa International Soccer, NBA Jam Tournament Edition, Ayton Senna’s Super Monaco G.P. 2.

Quando a vez foi do Mega Drive todos se surpreenderam com a quantidade de acessórios e upgrades que o Mega Drive recebeu. Uma unidade com o Sega CD e o 32X, que mais parece um Mega Zord espantou e surtiu curiosidades nos pequenos e em até mesmo em alguns adultos. Sonic The Hedgehog roubou a cena e isso não poderia ser diferente.

Golden Axe.

Sonic na primeira jogatina.

Sonic na segunda jogatina.

Dia 19 de fevereiro (domingo):

4a geração de videogames

Plataforma: Super Nintendo Entertainment System

Jogos: Donkey Kong Country, International Super Star Soccer Deluxe, Super Mario Kart, Star Fox, Mortal Kombat II e Street Fighter II.

Domingo dia 19 foi a vez de mostrar o Super Nintendo aos mais jovens. Dessa vez o foco foi Super Mario World, Street Fighter II e Mortal Kombat II. As crianças pediram pra jogar os jogos de luta mais de uma vez enquanto que títulos como Star Fox e International Super Star Soccer não fizeram o mesmo sucesso.

Super Mario World.

Super Mario Kart.

Street Fighter II.

Dia 25 de fevereiro (sábado):

5a geração de videogames

Plataforma: Sega Saturn

Jogos: Daytona USA C. C. E.Fifa Soccer 96Megaman X4Virtua Fighter Remix, Nights Into Dreams, X-Men Vs. Street Fighter, Panzer Dragoon e Marvel Super Heroes Vs. Street Fighter.

Enfim o último fim-de-semana. Os 32 bits da quinta geração das empresas Sega e Sony reinaram no evento. No sábado, o Marcel falou sobre o fiasco mercadológico da plataforma enquanto que o Junião levou pra mostrar pra garotada alguns dos maravilhosos jogos que o sistema possuiu. Enfim, um contraste bem bacana de ser retratado. Os jogos mais jogados foram: Virtua Fighter Remix, M.S.H. Vs. S.F. e Fifa Soccer 96. Foi muito engraçado quando um garoto me perguntou qual jogo de futebol tinha pra jogar. A resposta foi…: Trouxe o FIFA, mas não o 12, o 96! A galera foi às gargalhadas… :D Infelizmente jogos muito bons como Nights e Panzer Dragoon não despertaram muito interesse na molecada. Fotos e videos do sábado dia 25 a seguir.

Daytona USA Championship Circuit Edition

Fifa Soccer 96

Marvel Super Heroes Versus Street Fighter

Virtua Fighter Remix

Dia 26 de fevereiro (domingo):

 5a geração de videogames

Plataforma: Sony PlayStation

Jogos: Street Fighter AlphaDarkstalker’s The Night Warriors, Tekken 3, Cool Boarders 3, Megaman X5, Crash Bandicoot 3: Warped.

Bom, quando o nome PlayStation é enunciado em frente à garotada é óbvio que todos já ouviram falar. O que quase ninguém conhecia era o modelo clássico do primeiro PlayStation. Muitos já tinha visto o PSOne, mas o PSX, ou PlayStation foi realmente algo que muita gente que passou pela sala de internet no SESC Campinas dia 26 de fevereiro de 2012 nunca tinha visto. Bem, o controle é um ilustre conhecido de todos, que pouco mudou desde sua primeira versão do final de 1994. Isso ajudou muito pra criançada poder jogar. Todo mundo sabia decorado a posição de triângulo e quadrado. =P

O jogo campeão de pedidos e de tempo de jogo foi com toda a esmagadora certeza Tekken 3! Seguido de Crash Bandicoot 3 que ficou bem atrás. Cool Boarders 3 foi jogado duas vezes e Street Fighter Alpha durou 20 minutos dentro do PlayStation. O mais gozado é que eu sempre perguntava e pedia pra erguer o braço quem conhecia Street Fighter durante a minha apresentação, no início do dia e toda a criançada levantava o braço mas quando eram indagados a identificar o jogo muitos o confundiam com Tekken. Tudo bem que Street Fighter X Tekken está quase aí, mas confundir os dois jogos mostra que a criançada adora mesmo é jogar, mas ainda tem muito o que aprender nesse ramo.

Crash Bandicoot 3.

Megaman X5

Street Fighter Alpha

Tekken 3, o campeão de pedidos!

Foi um evento bem bacana. Chamei meu amigo Marcel (Tellion) do site Minicastle para me ajudar no workshop. Como o Tellion entende muito do assunto o cara deu um show sobre o contexto histórico, mercadológico da época e também apresentou muitas curiosidades. Aprendi muita coisa no evento. Lembrando que a oficina foi livre e totalmente gratuita. Quem apareceu não perdeu a oportunidade de jogar velhos e queridos clássicos dos videogames.

Não deixem de visitar também o tópico do Minicastle sobre o Push Start, uma revisão da oficina por Marcel (Tellion) Bonatelli.

Site oficial do SESC: http://www.sescsp.org.br/sesc/programa_new/mostra_detalhe.cfm?programacao_id=212371

8 Comentários leave one →
  1. fevereiro 28, 2012 23:50

    Agora borá preparar o Push Star 2 com ainda mais sistemas. Vamos fazer um evento de under dogs da indústria, que tal? Começamos com um fim de semana de Intelivision e Colecovision, segundo fim de semana com Turbografix 16 e NEC PC Egine, terceiro fim de semana vai ser Turbo Duo e 3DO e terminamos com um fim de semana da volta dos que não foram com Jaguar, Jaguar CD e coisas fáceis assim de arrumar!

    • fevereiro 29, 2012 00:01

      Ahn sim, mas é claro! A idéia é maravilhosa! Vamos ver se o Banco libera mais um CDC pra mim. Poderia tentar pagar em 20 anos. A gente compra todos esses consoles e os melhores jogos pra eles. Quanto será que o pessoal de Bauru pagará por um evento desses?

  2. março 2, 2012 11:30

    Junião meu caro, parabéns pela iniciativa!

    Fui avisado do evento por esse cara que conheço de longa data, o Marcel, que entrou em contato perguntando se eu tinha algo que poderia ser úiil para o workshop, mas infelizmente minha coleção é bem humilde comparada à sua.

    Mesmo não podendo comparecer, acompanhei a atualização dos seus posts semanalmente, e gostei muito do que vi. É uma oportunidade única da criançada botar as mãos em consoles que marcaram a nossa geração, coisa que talvez só façam daqui pra frente com a ajuda de emuladores.

    Se precisar de ajuda para o próximo, estamos aí! ;)

    • março 5, 2012 21:18

      Grande Sir Kao! Sempre ouvi falar muito bem de você e de sua coleção. Poxa, quem diria que nós teríamos um amigo em comum hein? Enfim, muito legal a força. Vamos ver se algum dia vai rolar um “Push Start 2.0”. A sua ajuda com certeza seria muito bem-vinda. Gostei muito desse trabalho. Mostrar videogames antigos pra garotada foi com certeza uma coisa bem bacana e que não se tem a oportunidade de fazer todos os dias. Ainda tenho que postar aqui os videos e fotos dos dois últimos dias. Precisamos marcar um dia pra conversar e jogar umas velharias… o que acha? Abração e sucesso com o Retro Fantasy!

  3. março 24, 2012 19:55

    A Preta e a Cá! kkk

  4. abril 22, 2012 14:55

    Gostei bastante da matéria, gostaria de saber se as informações de apresentação que estavam na televisão LCD, estão disponíveis para leitura?

    @Sir Kao, seu fugitivo, dê sinal de vida lá no gmail :)

    • abril 23, 2012 22:01

      Então, a autoria dos textos que estavam nos videos que passava lá na TV de LCD alguns foram escritos por mim, alguns pelo Tellion (do Minicastle) e outros foram transcritos da Wikipedia. Me diga sobre qual jogo você está interessado que eu posto o video no youtube e ponho o link aqui.

  5. Ladrhobbit permalink
    julho 25, 2013 23:16

    Porrã, não tem esses eventos fodas onde eu moro. Que saco.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: