Skip to content

Meu controle tá ruim! E agora dr. Junião?

dezembro 4, 2010
by

É isso aí minha gente boa, mais um post sobre Street Fighter pelo seu blogueiro mala favorito, Junião! Este post é uma homenagem a todos aqueles que já falaram ou escutaram essa frase ao jogar um “contra” com um amigo em qualquer jogo de luta: “Meu controle está ruim!”.Pois é, eu sei que essa frase é polêmica. Muitas vezes pode soar como “choramingo” para o jogador que está vencendo a luta. O fato é que os jogadores mais enjoados exigentes de Street Fighter por exemplo sofrem com a qualidade dos controles convencionais da geração atual de video-games. Eu não vou citar o console Wii da Nintendo aqui nessa matéria, pois esse console não recebeu até agora uma versão do último Street Fighter.

É serio, quem pode admitir que essa imagem abaixo represente um controle digno de se jogar Street Fighter?

O de cima é o controle clássico sem-fio do Xbox 360. O de baixo é o modelo Dual Shock 3 para PlayStation 3. Eu não vou me alongar muito nessa questão. O problema está em dois quesitos básicos e eles estão presentes nas duas versões acima mostradas: O primeiro problema é a disposição dos botões. Ora, se nós temos 3 socos e 3 chutes para decer o cacete braço no oponente, pelo menos 2 vão ter que ficar em cima, usando os gatilhos ou botões superiores. Isso dificulta bastante na execução dos combos. Quem joga em alto nível sabe do que eu estou a dizer. O segundo problema é o botão direcional digital. Esse problema é também comum dos 2 controles, mais acentuadamente no controle do Xbox 360. A maioria dos jogos de hoje usa como seu movimentador principal o direcional analógico, por isso, o direcional digital (que é usado no caso dos jogos de luta) ficou em segundo plano. Talvez por isso ele seja tão mal-feito nos controles dos video-games atuais, principalmente no caso do Xbox 360. A Microsoft lançou um controle novo, que virá com os modelos mais novos do game (diz a lenda que o direcional digital dessa versão está bem melhor), mas como o meu video-game é antigo estou considerando o modelo clássico do controle. O direcional do controle clássico do Xbox 360 é tão ruim que as vezes você aperta pra cima ou pra baixo no “menu dashboard” e ele falha! Não preciso nem dizer o que acontece no calor da luta quando você tenta soltar um ESPECIAL no Super Street Fighter IV né? Mas não se aflinjam meus garotos: O Junião tem a solução para os seus problemas!!!

Talvez você seja um doente lunático como eu e tenha construído uma máquina como essa pra ter na sua casa:

Caso contrário, a primeira solução, que atenderia a maioria dos jogadores seria comprar um controle arcade oficial do Street Fighter IV da Madcatz, a edição de torneio para PS3 ou Xbox 360:

Antes que vocês me xinguem reclamem, eu não disse que a solução seria barata! Bom, mas tem aqueles jogadores que não estão tão acostumados a jogar no fliperama e preferem um chamado “D-Pad”, que seria a versão do controle mais parecida com um controle de console convencional. Nesse caso, tem a edição de 20 anos de Street Fighter:

Sim meus amigos, esse controle é muito bom! Tem disponível de vários personagens, todos bem estilizados: Chun-Li, Akuma, Ken, Blanka, Juri, T. Hawk entre outros. Bem, esse controle é muito bom, mas se você for um jogador chato exigente como eu, pode ser que você prefira ainda outro controle. Mas espere aí? Qual controle seria melhor para jogar Street Fighter do que o controle oficial do jogo? A resposta é: Outro controle oficial do jogo. Na época do PlayStation 2 e do Xbox clássico, quando o jogo fez 15 anos de lançamento, outro controle oficial foi lançado, junto com o Street Fighter Anniversary Edition para os 2 consoles citados acima.

Esses controles também saíram em várias versões de personagens diferentes: Akuma, Ryu, Chun-Li, Guile, Ken entre outros. Esses controles são de uma qualidade superior aos controles de 20 anos da Madcatz. É muita a diferença se comparados os dois botões direcionais. Bom, essa é minha opinião mas eu sei que gosto é como pescoço: cada um tem o seu!

Mas espere aí Junião, estou confuso… Você estava falando de Street Fighter IV e Super Street Fighter IV correto? Que saíram para Xbox 360 e PlayStation 3 não é isso? Então como vamos jogar com  esses controles de consoles fora de moda?

Calma meu jovem, eu vou explicar! Se você é proprietário de um PlayStation 3, as coisas são bem mais simples. Basta você se dirigir até o camelô mais próximo e comprar um adaptador que conecta o plug do PlayStation e sai para um USB que será conectada ao PlayStation 3 como mostra a imagem abaixo:

Você não precisa de um dispositivo desses ultra-mega-estiloso que tem entrada para Saturn, Dreamcast e PlayStation 2. A maioria dos adaptadores PlayStation 2 -> USB resolvem o problema. Nesses adaptadores mais simples você paga cerca de R$ 10,00 a R$ 20,00 aproximadamente. Agora, se o seu console for o Xbox 360 vai requerer um pouco mais de grana trabalho: Você vai ter que comprar um adaptador que ligue um controle de PlayStation 2 no Xbox 360 como o PS2 to Xbox 360 Converter Cable (Black).

Esse dispositivo precisa de um controle original com fio do Xbox 360 para funcionar. O Xbox 360 não vai reconhecer seu controle de PlayStation 2 sozinho, ele precisa de um controle original para autenticar no console. Um controle sem fio com o fio do kit “play and charge” não funciona (eu já testei). Você tem que ter um controle 100% com fio para Xbox 360 (um saco né?). Um exemplo de controle original com fio seria o da versão de 20 anos de aniversário de Street Fighter. Veja os exemplos:

O Ken sabe das coisas, esse controle sem fio com o cabo do play and charge foi reprovado!

Isso mesmo Ken! Controle edição de 20 anos 100% com fio foi aprovado!

 

Agora vamos ver como ficou a versão final da brincadeira:

Esse cabo USB solto no meio é para conectar no Xbox 360. Bom, na teoria é isso! Ná prática vocês vão ver nesses 2 videos a seguir:

PlayStation 3

Xbox 360

Espero que tenham gostado crianças! Até a próxima. Comentários educados são sempre bem-vindos!

18 Comentários leave one →
  1. biachunli permalink
    dezembro 4, 2010 20:15

    Legal o post! O Ken não é o único que prefere controle estilo Sega Saturn… A gente aqui pretende tentar comprar um desses ou um arcade mesmo… Controle do PS 3 é podre. E as últimas vezes que joguei no X-Box 360 me fez xingar aquilo também. ¬¬

    • dezembro 4, 2010 20:20

      Calma minha jovem, não há motivos para xingar os video-games. Siga os passos do Junião e tudo ficará bem! O controle do Saturn é 10, mas como eu estou preservando os meus controles raríssimos de SS eu vou jogar com os de aniversário mesmo. Valeu pelo comentário Bia! xD

  2. dezembro 6, 2010 14:05

    Que saudade absurda que tenho do meu Sega Saturn… Ele possuía o melhor controle que eu tive o prazer de desferir um forte hadouken na fuça de alguem… Velhos tempos que não voltam…

    Mas papo serio.. o controle do X-Box é algo terrivelmente assustador!! Pessimo pra se jogar… O do PS 3 ainda dá pra se quebrar um galho….

    Otimo post Junião!!! Muito bom mesmo!!

    • dezembro 6, 2010 22:11

      Pois é meu jovem! 9 entre cada 10 jogadores de Street Fighter idolatram o controle do Saturn. Realmente ele era uma obra prima, não um controle. Mas esse de 15 anos também é excelente, sem contar que vem estilizado com o seu personagem favorito. =P Valeu Wind pelo comentário. Abração!

  3. Daniel permalink
    dezembro 7, 2010 18:36

    Não é a toa que o Junião tem 5 mega drives!

  4. dezembro 11, 2010 18:57

    Post show de bola! A Sega sempre mandou muito bem nos controles de seus consoles, no quesito luta. Não só nos controles, mas os próprios jogos de luta do Saturn eram bem melhores que o fenômeno chamado PS1.

    Eu lembro de quando esses controles especiais comemorativos sairam, mas na época, eu estava sem videogame, pois Street Fighter ficou um bom tempo em baixa, com a Capcom lançando aqueles packs com remakes.

    Interessante as ideias mirabolantes que o Mestre Junião tem para obter o máximo de jogabilidade no nosso jogo preferido. Eu partilarmente sofri com isso. Quando fui comprar um videogame novo, contrariando meus amigos, optei pelo PS3 ao Xbox 360. Afinal, o controle é menos pior. E não me arrependi!

    PS: O fator “pirataria” eu nem levei em consideração, pois além de eu ter um gosto bastante restrito para games (luta e futebol), a maior parte da diversão nessa nov geração de consoles é o fator online.

    • dezembro 18, 2010 17:06

      Perfeito Dr.! O PS3 é realmente melhor nesses casos. A facilidade de inserir praticamente qualquer controle USB é impagável. A época do Saturn passou mas seu controle continua vivo. Agora só falta a gente se encontrar online pra montar uma porradaria virtual. Abraço e obrigado pelo comentário! xD

  5. Itterdep permalink
    janeiro 14, 2011 21:35

    De fato concordo com o comentário!!! É muito difícil se acostumar com os controles de hoje, muitas vezes quando jogo o meu XBOX 360, e tento lançar um ultracombo eu tenho que segurar o controle do mesmo lado, usando uma mão para fazer os comandos e a outra para apertar os botões LT e LB, pois uso na configuração padrão do jogo, que são os 3 socos ou 3 chutes, pois ainda acho que nesta configuração o controle está menos pior para se manusear.
    Bem, como ainda não possuo um controle estilo arcade, tenho que me contentar com aquilo que possuo mesmo e “apanhar” um pouco nas partidas… hunf.

  6. magus permalink
    fevereiro 5, 2011 03:39

    To na duvida sobre comprar um adaptador pra usar meu controle TE da Madcatz qeu é de x360 num play. Será que funcionaria de boa?

    • abril 7, 2011 23:32

      Olha, o controle de Xbox tem ligação USB. Ele deveria funcionar direto no seu PS3 se não fosse a trava eletrônica que eu sei que ele tem. Agora, se existe um adaptador pra resolver isso eu já não sei te informar…

  7. Fred permalink
    março 30, 2014 20:00

    Esse seu esquema acima da pra fazer funcionar com os controles de saturn que estao vendendo com saida usb? Abraço

    • março 31, 2014 09:13

      Cara, eu não testei ainda porque eu não tenho um controle desses mas teoricamente o PS3 aceita numa boa sim!

  8. Pedro Bruno permalink
    maio 13, 2014 17:50

    Cara adquiri um controle desse de ps2, otimo controle mas o meu adaptador ps2>xbox360 reconhece o controle, mas ele fica travado na diagonal pra cima o tempo todo, deixando impossivel de jogar, tem algum outro adaptador (sem ser esse ai do post) que você sabe que funciona?
    Vlws e bom post!

    • maio 14, 2014 13:52

      Obrigado por escrever Pedro! Então, eu não testei nenhum outro adaptador para Xbox 360. O seu precisa de um controle original para reconhecer? Talvez seja defeito do adaptador. Já tentou pesquisar sobre o modelo dele na internet? Qualquer coisa passa o modelo que a gente dá uma olhada. Abraço!

      • Pedro Bruno permalink
        maio 15, 2014 18:48

        O meu adaptador não precisa de controle original do xbox 360 pare reconhecer não, ele faz isso de maneira automatica. Foi apenas com esse controle do street fighter que esse problema aconteceu.O modelo é semelhante a este: http://tronicland.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/s/k/sku_158413_2.jpg

        Eu consegui resolver o problema, a ideia é ligar o videogame (ou pc) e plugar apenas o adaptador, depois disso você pluga o controle no adaptador, q ai sim, o videogame reconhece de maneira correta. Algo simples mas não foi algo que eu testei de primeira ja que eu sempre plugava o adaptador junto com o controle de uma vez.

        Obrigado pela ajuda, e continue com o bom trabalho!!

        • maio 16, 2014 19:49

          Opa! Que bom que conseguiu fazer funcionar. Qualquer coisa estamos à disposição. Abraço!

Trackbacks

  1. O Dr. Junião traz o review de Street Fighter X Tekken… « Minicastle – Já que princesa sempre está em outro castelo!

Deixe uma resposta

