Skip to content

Street Fighter The Complete History, uma breve revisão.

abril 13, 2010
by

Olá amigos do blog Another Castle. Venho humildemente até vocês presenteá-los com uma breve revisão do mais novo livro sobre Street Fighter, o “The Complete History” by Chris Carle (Editor da IGN.com, residente de Los Angeles na California) que chegou às minhas mãozinhas calejadas de joysticks e joypads ontem à noite.Para começar, vou dizer que me decepcionei um pouco com o tamanho do livro (calma, não estou dizendo que o livro tem poucas páginas, só estou dizendo que o tamanho das páginas é pequeno), ele é mais ou menos metade do tamanho do Eternal Challenge. Bom, sempre me disseram que tamanho não é documento e que também temos que analisar a qualidade e não a quantidade… Vamos lá analisar esse “trem” logo…

Bom, como eu já esperava, o livro é repleto de imagens. Artworks oficiais ou não, telas dos jogos em tamanhos extra-descomunais (estourando os pixels absurdamente – dizem que isso está na moda… então…). O livro possui mais de 200 imagens de artworks segundo à capa traseira do livro. Bom, não há como negar que tem muitas imagens, imagens pra dedéu, só que muitas delas são repetidas se você já possuir o maravilhoso Eternal Challenge. O que me preocupou um pouco é que algumas das melhores imagens do livro estão distribuidas em 2 páginas, uma imagem só pegando em cheio as duas páginas. Isso dificulta por exemplo o scan da imagem (uma manobra útil para se fazer uma camiseta, por exemplo).

Nem só de contras é feito o The Complete History, a qualidade das páginas, da impressão é maravilhosa. A capa é relativamente dura. O logo do Street Fighter na capa é brilhante, como se estivesse plastificado. Como já disse anteriormente, o livro tem bastante páginas (cerca de 170) e todas elas tem pelo menos uma imagem. Temos que aplaudir o trabalho desse Chris Carle. Só o fato dele ter feito a compilação das imagens já é algo bem notável. Como se não bastasse isso, ele trata da história da série Street Fighter de um jeito o qual não estamos acostumados a ler em outros livros. Explicarei isso no próximo parágrafo.

Se você está curioso sobre a história de um determinado personagem. Quer saber mais sobre Blanka, Abel, Guile, Retsu, Geki ou até mesmo Ken ou Ryu sem dúvida este livro não é o que você procura. Ao invés de tratar da storyline do jogo, o livro aborda contextos históricos da indústria dos video-games durante os lançamentos de cada jogo, desde sua estréia em 1987. É muito bacana o que o autor fez no quesito história, ele lógicamente de vez em quando dá umas breves “pinceladas” no que cada personagem está “fazendo” durante os jogos, só que muito mais do que isso, ele conta o que cada inovação que cada versão de Street Fighter trouxe para os jogadores. Como a indústria dos jogos de luta foi remodelada de acordo com cada Street Fighter lançado, como ele próprio se sentiu quando jogou Street Fighter II pela primeira vez no Super Nintendo. Enfim, é uma leitura bem suave e produtiva para todos que são fãs de jogos de luta e principalmente de Street Fighter.

O autor mostra também com detalhes o que cada versão “upgradeada” do jogo traz de vantagem em relação ao antecessor, linkando com as expectativas dos jogadores na época do lançamento. Explica o que cada personagem novo acrescenta aos jogos. Um exemplo bem legal é o que acontece com Akuma. Ele explica quem é, o que ele representa para o jogo e o que ele se tornou com o passar dos jogos. As análises técnicas dos jogos também são bem interessantes abordando temas como jogabilidade, gráficos, sons e controle. A seguir, vou colar um pequeno trecho do que ele fala sobre Street Fighter II Champion Edition no que diz respeito aos quatro chefes agora selecionáveis: “Champion Edition allowed gamers to control the bosses from the first game: Sagat, Balrog, Vega and the powerful M. Bison [for me that was a big deal], says Dunham. [Up until that time, you´d always fight the boss character and he´d always whip your ass, and you´d think: ‘Man I wish I could play as that guy. He´s got all the coolest moves’]” Como vocês podem notar, o autor em vários trechos do livro pega opiniões de outras pessoas, normalmente ligadas à Capcom e adiciona para dar um “charme” na história que está sendo contada.

No geral, Street Fighter The Complete History é um ótimo livro e vale muito a pena ser adiquirido por fãs de Street Fighter. O preço não é caro: U$ 19.95 e todo livro importado aqui no Brasil não gera imposto, ou seja, você vai pagar o valor do livro mais cerca de U$ 10.00 de frete e é só! Nas cotações atuais o livro vai sair cerca de R$ 55,oo e vai chegar direitinho na sua casa! Quem quiser comprar é só procurar na livraria Amazon (tem que ter cartão de crédito internacional) ou pedir pra alguma livraria importar para você. Eu sei que a livraria cultura disponibiliza esse serviço, mas não deve ser a única. o número do ISBN: 978-0-8118-6500-5.

Abraços e até a próxima!

10 Comentários leave one →
  1. Leite permalink
    abril 14, 2010 17:24

    A imagem do game over faria uma ótima camiseta =]

  2. abril 14, 2010 17:32

    Interessante … tai algo raro de se ver =D

    E … nao entendo vc reclamar das imagens serem repetidas do eternal challenge … a ideia do eternal challenge num é justamente juntar o maximo de imagens possiveis do street ? =P

    • abril 14, 2010 19:41

      Não é bem uma reclamação, e sim uma constatação. E outra, sendo o Eternal Challenge lançado antes, se a reclamação fosse efetuada, ela seria com certeza em relação ao The Complete History e não ao E.C.!!! Preste mais atenção!

  3. abril 15, 2010 19:53

    Eternal Challenge foi feito pra contar a história dos personagens. Só que até então Street Fighter IV não havia sido lançado ainda.

    Quando esse livro foi anunciado pelo Chris Carle, no IGN, os fãs novamente se encheram de esperança para que a Capcom (que “apoiou” o livro) norte-americana finalmente tampasse alguns buracos na série.

    Eu já tinha lido comentários não muito bons sobre o livro no fórum Shoryuken, não muito elogiosos.

    Mas essa resenha mostrou que o livro tem suas qualidades sim e para quem é fã, “é um livro bom de se ter”, já que tem muitas ilustrações interessantes.

    O meu está chegando. Mas agora já vi que vou ter que comprar a “World Warrior Encyclopedia” que a Udon está lançando.

  4. evilgambit permalink
    abril 30, 2010 22:35

    Fantástico!

  5. maio 1, 2010 14:39

    Pena, eu achei que o livro tratava do storyline do jogo e da história dos personagens. O meu deve chegar entre essa semana e na próxima. Se soubesse que era desse jeito não tinha comprado. Alguém sabe alguma coisa do World Warrior Enciclopedia da Udon (acho que é esse o nome)?

    • maio 5, 2010 11:48

      Então rapaz, não há motivos para tanta lamentação! Apesar dos pesares, o livro é muito bom sim! Agora, quanto a esse outro livro aí, a julgar pelo nome, não creio que virão mais “surpresas” desse tipo! Esperemos…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: