Skip to content

Mais de 18 anos de pura diversão em 16 bits! Toejam & Earl no Mega Drive.

março 25, 2010
by

Depois de 18 anos de seu lançamento original no Mega Drive, Toejam & Earl ainda continua fazendo a alegria e a diversão de muita gente ao redor do planeta. Este que vos escreve é um desses felizardos que teve o privilégio de jogar Toejam & Earl desde o seu lançamento em 1991. Acompanhe uma jornada através da leitura e conheça um pouco mais desse clássico dos video-games.

O ano de lançamento é 1991, o Mega Drive estava no seu início de carreira e muitos jogos bons estavam sendo lançados, contudo, nada era parecido com o que vimos nesse jogo inovador chamado Toejam & Earl. O jogo não possuia nada de muito impressionante em termos técnicos. Os gráficos eram simples porém bonitos e coloridos. O hardware do Mega no quesito audio também não era nada muito excepcional, só que eles conseguiram fazer milagre nas músicas do jogo. A trilha sonora é muito interessante. Eles conseguiram trazer toda a musicalidade das notas do funk (Sim, o funk de verdade!) com a batida rítmica do rap. Eu não sou muito fan de música Black mas a trilha sonora desse jogo me cativa fortemente. Vamos falar um pouco da história do jogo. Você controla um dos alienígenas Toejam ou Earl (você escolhe o seu favorito) no modo single player ou cada um controla um deles no modo cooperativo. Os dois atrapalhados vieram cair com sua nave espacial no planeta Terra depois de colidir com um asteróide. Segundo Toejam, a culpa é de Earl que quis dirigir a nave sem muita destreza para tal. Ao cair no planeta Terra, a nave se partiu em 10 pedaços e agora cabe aos dois amigos acharem os pedaços da nave em 25 fases super desafiadoras e ao mesmo tempo divertidíssimas.  No começo do jogo, você pode escolher o mundo fixo (que é sempre o mesmo) ou o mundo aleatório (mapas são gerados aleatoriamente cada vez que um novo jogo é criado). O grande “barato” do jogo é o modo cooperativo, que permite aos dois jogadores ficarem na mesma tela enquanto estão juntos e ao se distanciarem a tela se divide no melhor estilo split-screen. Os controles são simples, pois naquela época o Mega Drive só tinha o controle clássico de 3 botões: A = Andar devagar, usar item selecionado, selecionar item. B = abrir o menu e fechar o menu. C = acesso ao mapa, mudar para “drop item” dentro do menu. Dentro da jornada os dois amigos encontrariam artefatos que facilitariam ou dificultariam suas pobres vidas E.T.s ao tentarem completar sua missão.

Os itens do jogo são caixas de presentes que ao serem abertas garantem algum tipo de efeito nos personagens. Existem itens bons e itens ruins. Por exemplo: tem a batata-frita, o sundae de chocolate, a pizza ou torta de recuperam a energia mas também tem cogumelo, bolo estragado que drenam sua energia. Durante o jogo você pode encontrar dinheiro que serve para diversas coisas tais como: Comprar serviços de NPS´s, comprar presentes na caixa de correio, etc. Os inimigos são bem engraçados e muitas vezes perturbadores. O médico louco fica correndo atrás de você para te dar uma injeção da morte. A dona-de-casa com carrinho de supermercado e uma criança barulhenta dentro corre atrás de você para atasaná-lo. O bando de nerds quem ficam perambulando se esbarrarem em você te esmagam. O cupido se te acertar uma flechinha do amor faz você ficar com os comandos do controle totalmente embaralhados. Tem também a topeira que fica debaixo da terra tentando roubar seus presentes. A caixa de correio maligna ao se aproximar ganha vida e sai correndo atrás de você. Tem o sr. Boogie que fica escondido nas sombras e de repente te dá um baita susto! A maioria desses inimigos e muitos outros, são implacáveis e cruéis. Na maioria das vezes o melhor caminho é fugir, mas quando não é possível, existe alguns artefícios que você pode usar contra eles.

Existem presentes que dão itens de combate direto, como por exemplo um arsenal de tomates ou um estilingue que atira tomates. Tem o serviço da cantora de ópera que ao ser solicitada e devidamente paga, solta um grito que explode todos os inimigos da tela. Tem o famoso boombox que ao ser utilizado, “hipnotiza” os inimigos fazendo-os dançar conforme a música (literalmente) te dando uma paz temporária, enfim… Há muitas maneiras de se escapar dos inimigos. O mapa tem um sistema de quadrantes que facilita bem a sua vida. Mostra todo os espaço explorado até então e também mostra a localização dos 2 jogadores. Apesar disso, o jogo é bem difícil. Os inimigos são duro na queda e tem o perigo de você cair da berada do mapa, o fazendo decer até a fase anterior.É um saco… Apesar disso, a diversão é tão intensa que você não vai ligar de correr tudo de novo até o elevador e subir de volta na fase atual. Toejam & Earl conta com alguns segredos dentro do jogo tais como os mais famosos: A ilha de presentes e a fase zero. No começo da primeira fase, você está no meio de uma pequena ilha e logo já vê o elevador. Se você não for um gafanhoto curioso e não explorar a extrema direita superior do mapa e / ou a extrema esquerda inferior não vai descobrir dois dos melhores “baratos” do jogo. A ilha de presentes, que fica à extrema direita superior nada mais é do que uma ilha cheia de itens pra você se deliciar enquanto que a fase zero traz alguns atrativos mais.

Quando você chega na ilha do canto inferior esquerdo, você se depara com alguns presentes nas bordas da ilha e também um local pra cair no que parece ser um abismo. Bem, se tiver a coragem de cair, verá que a recompensa valerá e muito a sua valentia. Lá em baixo, você vai encontrar uma barraca de limonada que te dá uma vida extra ao tomar o suco pela primeira vez. Uma vida extra para Earl e uma vida extra para Toejam na moleza! Além disso tem 3 dançarinas  Hula-hula. Uma fora e duas dentro da banheira. Se você pular dentro da banheira, além de desfrutar da companhia de duas belas moças de biquini com uma conversa mais que agradável, sua vida vai se recuperando até chegar no nivel máximo! :D Demais!!!  Bem, quase ia me esquecendo, a única diferença em se jogar com um ou com outro é que a barra de vida do Earl é maior enquanto que Toejam anda mais rápido. Nessa terça-feira passada (dia 23/03/2010) tive a oportunidade de terminar o jogo de novo e dessa vez com o meu amigo Leite, sendo que foi a primeira vez dele. Para concluir, Toejam & Earl é um jogo muito bom e divertido, sem ser uma das maravilhas gráficas ou sonoras mas que ganha nota 10 em diversão, que é o que deve valer em primeiro lugar quando o assunto é jogo de video-game!

Me despeço com a foto do meu Toejam & Earl original direto de minha coleção de jogos:

Abraços a todos e até a próxima!

5 Comentários leave one →
  1. Leite permalink
    março 26, 2010 00:00

    Aeeeeeeeeeeeeeeee finalmente depois de 18 anos finalmente vi o final do jogo, detalhe que eu naum fazia ideia que o Toejam e o Earl tinham familia, achei que eram apenas 2 trutas que tinham se ferrado no espaço e tavam tentando voltar pra casa, foi emocionante ver a recepção deles XP

    • Leite permalink
      março 26, 2010 00:02

      Notem os 2 “finalmente”, isso prova como eu esperava por aquele momento =]

      • março 26, 2010 00:28

        Eu percebi isso, estava do teu lado e vi como você curtiu ver o final. O jogo é fantástico mesmo. Viva os jogos que não vão morrer com o passar dos tempos!

  2. março 29, 2010 23:21

    É uma pena que este jogo tenha tido continuações tão ruins. Ele me faz gostar de funk até hoje. Melhor música do mundo – pickup the pieces do average white band. Youtubem e digm se não gostam!

    • março 30, 2010 01:03

      Eu não cheguei a ver essa banda, mas se for daquelas que tocam funk de verdade já tem meu respeito. Enfim, quanto às continuações, realmente foram todas deprimentes… =[

      O jeito é jogar o original até hoje. Não me canso! Esse jogo é muito divertido!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: